18.9.15

Preparar as Crianças para o Primeiro Dia de Aulas!

(A imagem veio daqui)

Olá Meninas! Tudo bem??

Estamos muito perto do regresso às aulas. Muitas crianças até já começaram. 
E este regresso, ou começo para alguns, é motivo de grande preocupação quer para os mais pequenos quer para os pais. 
A minha filha só vai começar as aulas Segunda-Feira (dia 21). E como é um mundo novo quer para ela quer para nós pais decidimos tomar algumas medidas para que a adaptação não fosse tão radical.
Até porque a Yara ainda não frequentou creches, optamos por uma ama até ela entrar no jardim de infância. 
Então o que fizemos: 

1- Muito dialogo - Falamos com ela sobre a nossa experiência de andar na escola, explicamos como as coisas funcionam, falamos sobre os receios dela. Um deles era os "maus" quem iria protegê-la? Nós explicamos que era a Professora. Qualquer problema que ela tivesse teria que falar com a Professora e connosco quando chegássemos. Outra preocupação era se a iríamos buscar, nós explicamos que sim, óbvio. Que funcionaria como na casa da Avó Isabel (ela tratava a ama assim). Isso acalmou-a. Não desconsiderem as preocupações dos vossos filhos, por mais ridículo que possa parecer, eles ainda não entendem as coisas como nós.  

2- Criamos uma nova rotina - Assim que soubemos que ela tinha entrado no Jardim de Infância nós colocamos em prática, ainda junto com a nossa ama, a rotina que ela iria ter quando começassem as aulas. A hora de levantar, deitar, a hora do banho, preparar a mala etc...
Claro que nas férias a rotina mudou um pouco.

3- Brincamos às escolas - Sim, com a brincadeira também se aprende! Então brinquei muito com ela às escolinhas. Comprei alguns livros com actividades adequadas à idade dela, comprei materiais diferentes para que ela pudesse explorar outras coisas. Não que não fizesse isso antes, mas para ser sincera empenhei-me mais nisso este ano, até porque ela já entende melhor o que está a fazer. 

4 - Visitar a escola - Mesmo antes de a escola abrir nós sempre que passavamos por ela explicávamos que agora aquela ia ser a escola dela. Assim que possível não só fomos visitar a escola como conhecer a professora e a auxiliar que estará com ela na sala. Deram-se lindamente =) 

E basicamente foram estes os passos que demos para que ela não caísse de pará quedas na escola. E vocês como prepararam os vossos filhotes para o primeiro dia de aulas??

Beijinhos e até ao próximo post!!

6 comentários:

  1. que amor de post! ainda não sou mãe, mas adorarei fazer tudo isto com os meus filhotes :D

    ResponderEliminar
  2. É uma publicação excelente. Super esclarecedora e com um assunto muito importante. As primeiras relações de amizade são feitas pelas escolas e jardins de infância, por isso é importante que se estabeleçam boas relações. Não pode ser só ouvir dizer mal da escola por todos os lados... :)

    - Ela e Ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo comentário =)
      Concordo, se falarmos mal da escola só vamos fazer com que eles não queiram ir. Coisas positivas atraem coisas positivas =)

      Eliminar
  3. Boas dicas. O primeiro dia de aulas é muito importante para os mais pequenos e muitas vezes motivo de ansiedade.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Obrigada linda =)
    É ansiedade para eles e para os pais ehehe Mas não podemos mostrar que estamos ansiosos senão...

    ResponderEliminar