8.10.15

Os filhos podem ajudar em casa!!

Oláaaa!! Tudo bem??

Acredito cada vez mais que para a gestão de uma casa ser bem-sucedida todos têm que ajudar. Não podemos deixar tudo nas costas de uma pessoa só, normalmente na mãe. 
E mesmos os mais pequenos (menino ou menina) podem contribuir para que o lar esteja sempre em ordem.  
Para além da casa ficar arrumada e limpa vai ajudá-los a viver em sociedade, ajudar quem precisa e ajudá-los-à a serem mais responsáveis e cuidadosos com as suas coisas. 
Eu tento fazer isso com a minha filha desde bem cedo ( e ela tem apenas 3 quase 4 anos). Nem sempre sou bem-sucedida mas tento que ela entenda a importância disto para que mais tarde e agora na escolinha possa utilizar estas ferramentas. Aqui não entra " ah e tal é tão pequenina" se é pequenina para arrumar também é pequenina para desarrumar. 
Claro que tenho consciência da idade dela, também não estou aqui a falar em po-la a esfregar chão com lixívia ehehe
Para perceberem melhor a ideia do que estou a falar encontrei uma lista de tarefas que acho perfeita e adequada para cada idade.


Estou a pensar fazer um quadrinho destes para lhe ensinar o senso de responsabilidade e a motivar. 

(Imagens retiradas do Pinterest)

O que acham?? Muito cedo para "tarefas"??
Beijinhos e até ao próximo post!!

4 comentários:

  1. Cedo para tarefas, não. Agora quadros com estrelas e medalhas, não sou apologista. Nem de prémios, nem de moedas para fazer isto ou aquilo. Gosto mais de passar-lhe que somos uma família onde todos contribuem. O pagamento é brincar mais porque as coisas ficaram arrumadas mais depressa. O pagamento é incutir que todos caminham para o equilíbrio. O pagamento é aprender desde cedo que tem os seus deveres. Fui educada assim. Nunca nos deram moedas por arrumar o quarto ou lavar a loiça. Fazíamos porque todos na família devem contribuir. Ninguém é criado de ninguém. Se tivermos tudo arrumado, ficamos com tempo para passear, com tempo para estar em família. Fazer para ter uma estrela não me diz nada. Nem gosto dessa moda nas escolas, dessa competição em troca de prémios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. E quando vi o quadro nem pensei em prémios ou nada do género também não sou apologista disso. Eu também fui criada da mesma maneira tinha que fazer as minhas tarefas para ajudar a família e ponto final. Mas a minha ideia para este quadro é criar uma lista de tarefas e ela ir marcando (pintando) as tarefas que realizou, género To Do list. Mas pode ser algo exagerado para a idade dela =)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Acho boa ideia! Aliás, se desde pequenos nos habituarmos a ver que todos colaboram e que se ajudarmos ajuda menos, isso acompanha-nos para a vida!

    ResponderEliminar