20.11.15

Hoje é Dia do Pijama!!

Olá Meninas! Tudo bem??

Hoje pela primeira vez a minha filhota mais velha vai participar nesta iniciativa. Sou sincera já tinha ouvido falar deste Dia do Pijama mas só este ano é que fiquei a saber exactamente em que consiste e é isso que venho partilhar convosco.

O que é o Dia Nacional do Pijama?

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito pelas crianças de Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo, com o objectivo de sensibilizar o país para o «direito de uma criança crescer numa família».
No dia 20 de Novembro de cada ano realiza-se o Dia Nacional do Pijama. Este ano, coincide com o encerramento das comemorações dos 25 anos do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Em que consiste o Dia Nacional do Pijama?

Todas as crianças vão para a escola com o seu pijama e passam, assim, o dia em actividades variadas até regressarem a casa.
Nas semanas anteriores, os professores ou educadores, vão ler histórias novas e fazer as mais criativas actividades lúdicas e pedagógicas. O dia Nacional do Pijama é um dia inesquecível para as crianças. 

Como devem ir vestidos?

No dia 20 de Novembro, quando saem de casa, devem já ir com os pijamas vestidos. Podem levar o peluche preferido e se as escolas não tiver material para dormir ( como no caso da escola da minha filha) podem levar uma almofada para algumas brincadeiras. 

Recolha de apoios com a Casa dos Pijamas. Como?

Juntamente com o convite para participar nesta iniciativa solidária os professores entregam a nova Casa dos Pijamas 2015, que servirá de mealheiro.
No dia 20 de Novembro, a Casa dos Pijamas deverá voltar à escola com os pequenos donativos que as crianças conseguiram adquirir com ajuda da família.
Junto com o convite veio também o sinal de papel para colocar na porta.

O que se consegue com a Missão Pijama?

Em Portugal, existem mais de 8000 «crianças invisíveis», que vivem separadas dos pais em instituições. O objectivo da Missão Pijama é sensibilizar os portugueses - um dos povos mais solidários do mundo - para esta causa. As crianças vão chamar a atenção do país para o «direito de uma criança crescer numa família». 
Noutros países europeus, como a Inglaterra ou França «, a maior parte das crianças vive num ambiente familiar. Em portugal, são apenas 4%.
Passo a passo, criança a criança, abraço a abraço, pode-se mudar esta realidade. 

O que posso fazer para ajudar?

No Dia Nacional do Pijama são as crianças que ajudam outras crianças.
Mas também podemos ajudar esta causa visitando a loja online Loja dos Abraços ( www.mundosdevida.pt), onde se pode comprar os livros da Colecção Dia Nacional do Pijama - a história deste ano chama-se A Aranha Delicada. Também se pode fazer donativos através do numero 760 10 1234 ( custo chamada: 0,60 euros + IVA).

Informação retirada do convite que recebi a falar desta causa.
Aqui ficam algumas fotografias que tiramos hoje sobre este Dia Nacional do Pijama.






Conheciam esta causa? 
Beijinhos e até ao próximo post!!

3 comentários:

  1. Antes de mais: que filhota linda!
    Acho uma iniciativa maravilhosa porque sensibiliza as crianças desde cedo para a generosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =) sou uma mãe muito babada ehehe
      Foi lindo. Infelizmente não posso publicar o vídeo por conta das outras crianças.
      Mas é uma causa e um dia muito bonitos!

      Eliminar